EBANIMADA inaugura um espaço para pensar e divulgar arte sequencial, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e expressão artística dos participantes. Nesta edição, a EBANIMADA terá espaços destinados a divulgação de produções recentes da área da animação através de mostra de curtas promovida em parceria com a ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), organizada em sessões de exposição seguidas de debates entre seus criadores, o público e expoentes da área. Além da Mostra, serão oferecidas oficinas de produção básica de desenho animado coordenada por profissionais e docentes da Escola de Belas Artes. Também serão oferecidas mesas versando sobre mercado, processos criativos em animação, e formação do animador.

O desenho animado e outras possibilidades de animação fazem parte do universo da arte e deve estar na construção de repertório dos alunos tantos os oriundos da Escola de Belas Artes quanto os demais em formação em ensino fundamental e médio. Nós entendemos que a Escola de Belas Artes, em seus 200 anos, necessita ampliar seu leque de possibilidades entrando numa área de grande interesse discente e fomentando a inserção dos alunos em um mercado crescente. A comunidade universitária e externa tem a possibilidade de participar da magia da criação em animação. Trata-se de uma oportunidade única para que alunos, professores, técnicos e comunidade externa participem de uma atividade de ampliação no campo das artes visuais.

Desta forma, a EBANIMADA, organizada por graduandos e professores, de diferentes backgrounds, caracteriza-se como um importante evento cultural, tendo como principal missão delinear interseções entre a Cultura e as Artes Visuais. Pretende reunir estudantes e profissionais da animação para discussão, reflexão e troca de experiências.

Comissão Organizadora

Caetano Borges
Professor da EBA/UFRJ

Desenha, escreve, e fala sobre as duas coisas

Gika Carvalho
Ilustradora e professora da EBA/UFRJ

Gika (Giselle Carvalho) É designer e ilustradora, mestre em Educação e atua a 17 anos no mercado de Animação no Brasil. Foi Assistente de direção de Marcos Magalhães em Xuxa Só para baixinhos 6, Assistente de direção geral das 3 temporadas do projeto “Sítio do Picapau Amarelo” em Desenho Animado, exibido pela Rede Globo e Cartoon Network e mais recentemente, atuou como Assistente de direção no Combo Estúdio, para a Série Animada adulta “Super Drags”, uma produção original Netflix. Atualmente é professora de animação no Anima Mundi e professora substituta da Escola de Belas Artes da UFRJ. Iniciou a carreira como animadora em 2003 e vem focando suas atividades na função de Assistência de Direção.

Jaqueline Silva
Graduanda em Gravura pela EBA/UFRJ

Estudante do curso de Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sonhadora nas horas vagas. Possui experiência na realização de eventos e exposições como a "Quinzena de Gravura" e "Pintura e Gravuras Contemporâneas", e atualmente atua como monitora na disciplina de Litografia.

Lucas Cavalcanti
Designer de Interiores pela EBA/UFRJ

Graduado em Composição de Interior pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é também graduando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica do projeto Imagem, objeto e lugar: transitoriedade e coleções em museus do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisa acerca do mobiliário oitocentista do Museu Histórico Nacional. Possui experiência em estudos acerca dos programas distributivos das casas senhoriais, ornamentos e patrimônio. Concentra-se na área de pesquisa sobre artes decorativas, mobiliário e colecionismo, dedicando-se à análise formal, estilística e documental de equipamentos móveis do século XIX, com enfoque nas sociabilidades e nos modos de vida do período XIX e XX.

Márcio Castro
Ilustrador e professor da EBA/UFRJ

Marcio de Castro é graduado em Gravura pela UFRJ e mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais também pela UFRJ. Como ilustrador, colaborou com periódicos diversos, com destaque para as revistas Super Interessante e Mundo Estranho, da Editora Abril. Como quadrinhista, desenhou as adaptações de “Noite na Taverna”, da editora DCL e “A Luneta Mágica”, da Panda Books, em parceria com Carlos Patati. Participou da antologia "O Chamado de Cthulhu em Quadrinhos", da editora Draco, obra ganhadora do Troféu HQ Mix em 2016. Há 10 anos trabalha no mercado de cinema de animação, desenvolvendo storyboards e animatics para séries diversas, tais como “Meu Amigãozão”, “Sítio do Pica Pau Amarelo”, “Tromba Trem”, “SOS Fada Manu” e “Super Drags”. Atualmente é professor do curso de Gravura, na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Vinicius Pastor
Graduando em Gravura pela EBA/UFRJ

Estudante do curso de Gravura na EBA e artista Plástico/Visual